Entenda como agendar seu evento no Casarão
Leia atentamente as informações deste documento.
Após a leitura deste informativo solicitar e preencher o Formulário para orientação e realização de evento pelo email: coletivocasarao@gmail.com (responsável: Danilo e/ou Marília)
Comparecer a uma reunião de agenda do Coletivo para apresentar proposta e formulário preenchido, com antecedência mínima de um mês. Neste dia será confirmado, ou não, seu pré-agendamento. As reuniões de agenda acontecem na primeira segunda-feira do mês no Casarão às 19h.
Estar ciente de que, não havendo um responsável membro do Coletivo, acompanhando o grupo, O ESPETÁCULO NÃO SERÁ AGENDADO.
Criar seu próprio material de divulgação, incluir a logomarca do Coletivo Casarão no material e realizar suas próprias estratégias e ações de divulgação. O Centro Cultural conta com serviço de mala direta, um blog e uma página no Facebook, mas o grupo deve enviar material (cartaz pronto em boa resolução e legível em formato jpg; pdf; ou png;) com pelo menos 20 dias de antecedência. ALERTA: a utilização apenas destes instrumentos de divulgação não garante público, dessa maneira sugerimos que se contrate serviço de assessoria de imprensa.
Trazer seu CD player ou computador.
As atividades não podem ultrapassar as 22h, em respeito a vizinhança.
Trazer um “anjo” e técnico que auxiliará o anjo e técnico do espaço. (vide documento sobre as funções do anjo e técnico).
O Coletivo Casarão indicará um técnico de som e luz responsável por acompanhar o técnico do grupo visitante. Este serviço tem o custo de R$ 150,00 e deve ser custeado pelo grupo visitante.
COMPARTILHAR ESPAÇO E CONTRAPARTIDA
Os integrantes do Coletivo Casarão fornecem sua mão de obra, seu intelecto e seu tempo para que o Centro Cultural siga funcionando de forma dinâmica e viva. Em troca não recebem dinheiro ou bens materiais, mas sim compartilham espaços e constroem e executam projetos culturais.
Se você pretende compartilhar do espaço da Sala de Espetáculos para realizar apresentações é preciso oferecer uma contrapartida. (exemplos: participação em mutirão de limpeza, oferecimento de oficina, doação de materiais, consertos, entre muitos outros que poderão ser conversados presencialmente).
A palavra é compartilhar!
Caso algo seja danificado na sua permanência, avise o responsável e faça a reposição.
Se apenas utilizamos um espaço sem fornecer nada em troca ele rapidamente se degrada, e assim repetimos o que tanto criticamos do poder público: abandono e falta de responsabilidade.
CULTURA DO CHAPÉU
Todas as apresentações realizadas no Casarão têm entrada franca. Ao final passamos o chapéu, forma democrática de contribuição, em que cada um paga o que pode e o que acredita valer aquele momento.
Os recursos do chapéu são organizados assim:
Para projetos independentes trabalhamos com a seguinte porcentagem: 30% para o Centro Cultural Casarão e 70% para o grupo/artista.
Para projetos incentivados por editais, leis de incentivo, patrocínios e outras fontes o chapéu é 100% para O Centro Cultural Casarão.
Todo o recurso financeiro segue para o Caixa do Coletivo que define nas reuniões para onde seguirá a verba. Exemplos recentes da utilização dos recursos: Reparo na válvula dos vasos sanitários, compra de novo equipamento de som, reforma nas arquibancadas, pintura da casa, reparo no telhado e calha da casa etc.
LIMPEZA e organização do espaço
No Centro Cultural Casarão temos uma faxina por semana que acontece às segundas-feiras no período da tarde. Para que o espaço possa desenvolver todas as atividades propostas, somos todos responsáveis por manter a limpeza durante os outros dias da semana. Temos vassouras, rodos e material de limpeza. Traga seu pano de chão!
Limpar o espaço utilizado após cada apresentação é dever do grupo solicitante. Em especial: a Sala de Espetáculo (palco, arquibancadas), Camarim e Banheiros. Dispomos de latas de lixo na sala de espetáculos, na sala de oficina, na casa principal e nos espaços externos. Todo o lixo, do espaço que foi utilizado, deve ser recolhido e encaminhado à caçamba verde em frente ao Casarão (Rua Aracy de Almeida Câmara). Retire o lixo das arquibancadas e empilhe as almofadas embaixo dela.