Pular para o conteúdo
Início » A Paisagem Zero

A Paisagem Zero

    Helô Ribeiro traz para o Centro Cultural Casarão um show baseado em seu disco “A Paisagem Zero”, projeto em que mergulha nos poemas dos primeiros livros do escritor João Cabral de Melo Neto. A apresentação da cantora, compositora, percussionista e integrante do grupo Barbatuques, acontece no dia 18 de agosto às 18h, com entrada gratuita.
    A artista transforma poemas de João Cabral de Melo Neto em canções e presta uma homenagem ao poeta. Além da apresentação, Helô irá ministrar uma oficina poético musical no dia 18 de agosto.
    Clipe
    O projeto “A Paisagem Zero” nasceu com um desafio: transformar poemas em canções. “Mais difícil ainda: transformar poemas consagrados de João Cabral de Melo Neto em letras de canções contemporâneas, criadas pela própria artista, boa parte delas embebida na dicção da balada, do rock e do pop”, escreveu o músico, linguista e professor Luiz Tatit sobre o disco.
    Ao propor esse olhar, Helô trouxe para o disco uma atmosfera predominantemente urbana e pop, criando uma fusão entre o Nordeste de João Cabral e o cenário paulistano do qual ela faz parte. A sonoridade remete a referências como Mutantes e Secos e Molhados, que dialogam com o onirismo e a psicodelia dos poemas escolhidos.
    Como resultado dessa mistura de influências e referências, os poemas de João Cabral reverberam ao som de guitarras elétricas, teclados e efeitos eletrônicos em uma estética múltipla e fragmentada, rompendo a fronteira entre o culto e o popular: uma forma de “trazê-los aos ouvidos jovens”, como também lembrou Tatit.
    O trabalho abarca poemas da primeira fase do poeta, das edições de “Pedra do Sono” (1942) e “O Engenheiro” (1945), considerada a mais onírica e visual de sua obra, em que é apontada forte influência surrealista e cubista. “Quando li esses poemas, as soluções melódicas e harmônicas vieram facilmente. Os versos foram conduzindo a composição de uma forma muito orgânica”, conta Helô, que além da carreira solo é integrante do grupo Barbatuques desde sua criação, em 1995, e integrou o projeto Sons e Furyas – com o qual também desenvolveu um trabalho aproximando música e literatura com o escritor André́ Sant’Anna e a compositora Vanessa Bumagny.
    Helô Ribeiro transpõe agora para o palco as canções do álbum A Paisagem Zero e é acompanhada pela banda formada por Stevan Sinkovitz (guitarra), Nandinho Thomaz (bateria), Lucas Gonçalves (baixo), Dustan Gallas (teclados e guitarra), além das cantoras do Barbatuques Mairah Rocha e Tais Balieiro nos coros. O espetáculo traz ainda a atriz e cantora Fernanda D’Umbra na pele do poeta pernambucano, em uma dramaturgia que parte de trechos de entrevistas concedidas por João Cabral ao longo de sua vida. Seus monólogos são costurados pelos 10 poemas musicados de A Paisagem Zero. A direção é de Deise Alves.
    Além da apresentação, Helô Ribeiro irá ministrar a oficina poético musical “A Música Corporal na Poesia de João Cabral” no Centro Cultural Casarão, dia 18 de agosto.
    “Projeto viabilizado através do Edital ProAc 17/2023 – Circulação de Show”.

    Serviço:
    Show: A Paisagem Zero
    Data: 18/08 (domingo)
    Horário: 18h
    Local: Centro Cultural Casarão
    Endereço: Rua Aracy de Almeida Câmara, S/N, Terras do Barão (em frente ao bairro Vila Holândia). Distrito de Barão Geraldo (aprox. 1,5 km após a placa “Km 15” da Estrada da Rhodia).
    Classificação: livre
    Ingressos gratuitos

    Oficina poético musical ministrada por Helô Ribeiro, integrante do grupo Barbatuques
    Domingo, 18 de agosto 14:00H
    No Centro Cultural Casarao
    Limite de 30 pessoas por ordem de chegada