FLORES BRANCAS teve como ponto de partida uma pesquisa realizada entre 2014 e 2017, pelo Coletivo NIS, vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro, intitulada “Dossiê sobre Lesbocídio no Brasil”. Durante o processo de montagem esse dossiê nos aproximou da realidade de apagamento que atravessa não só a vida, mas a morte de mulheres lésbicas.
Além de trazer pra cena algumas das mulheres que compõe as estatísticas levantadas pelo dossiê, o espetáculo apresenta como farol de discussão a visibilidade e a vivência lésbica dentro da comunidade LGBTQIAP+ e na sociedade. Debruça-se sobre as questões que marcam os corpos, relações e vida das mulheres lésbicas, que não somente enfrentam a lesbofobia todos os dias, mas também o preconceito de gênero.
FLORES BRANCAS foi contemplado pelo prêmio PROAC LAB/2021 e pela Lei Paulo Gustavo, em 2024.
SINOPSE
Três mulheres e três histórias que se cruzam por suas trajetórias de violência, esbarram com as histórias de três atrizes, que fundidas entre verdade e ficção usam o palco para construir um espetáculo-manifesto em celebração à vida das mulheres lésbicas.
SOBRE A OFICINA – No sábado, 29.06 – entre 10h e 12h, acontecerá uma oficina de escrita “Cartas a uma jovem lésbica. A oficina tem como propósito dar visibilidade a vozes lésbicas através da escrita epistolar.
Este projeto é beneficiado pelo ProAC Editais 07/2023, promovido pela Secretaria de Cultura, Indústria e Economia Criativas do Governo do Estado de São Paulo.
FICHA TÉCNICA
Concepção do espetáculo – Cia do Flores.
Dramaturgia, Direção e Concepção de Luz – Claudia Jordão
Elenco – Daniela Rosa, Denise Hyginio, Fran Rocha, Mica Matos.
Composição Musical –Denise Hyginio e Mica Matos.
Direção Musical – Mica Matos.
Produção – Raffael Santos.
Técnica de Palco – Layane Egídio.
Apoio – @proec.ufabc
Foto: Gi Del Fuoco
SERVIÇO
Campinas
Oficina – 29.06 – sáb – 10h às 12h
Espetáculo – 29.06– sáb – 20h
Centro Cultural Casarão
Rua Aracy de Almeida Câmara, s/n – Barão Geraldo
ENTRADA FRANCA